j Minimalista & Vaidosa: Guarda-roupa e penteadeira cápsula: "modinha" ou consumo consciente?

Guarda-roupa e penteadeira cápsula: "modinha" ou consumo consciente?

1 de set. de 2017 |

Quem aqui faz parte do time das consumistas que está com o guarda-roupa/penteadeira/ maleta de maquiagem estourando e não para de comprar mais e mais itens? Eu, infelizmente, faço parte! O guarda-roupa não é meu problema, mas as maquiagens... ah, as maquiagens.. e os produtos para cabelo.. esses sim me levam a falência e já não cabem mais nos seus respectivos espaços.

Pra quem sofre com esse problema de consumismo desenfreado e pouco espaço, eis que surgiu a técnica guarda-roupa e penteadeira em cápsula, mas, de fato, o que é essa técnica e como colocá-la em prática? 

A técnica consiste em fazer um consumo consciente dos itens que você tem, sejam cosméticos, roupas, calçados ou acessórios. De modo geral, é o ato de usar até a ultima gota do seu produto, desapegar do que você não usa mais (pode doar, vender ou trocar) e redescobrir produtos que estavam esquecidos. E esse método é uma ótima oportunidade "salvar" produtos que estão próximos do vencimento, por exemplo. 

Essa metodologia de consumo consciente está fazendo maior sucesso pelo mundo inteiro e chegou ao Brasil ainda em 2017, tendo como miscigenadores da ideia blogueiras e Youtuber's. Isso porquê quem trabalha com o nicho beleza/moda testa muitos produtos, tem um consumismo um pouco maior e está constantemente descobrindo novidades, com isso, muitos itens ficam guardados, saindo de moda e até vencendo. 

Veja o que algumas influenciadoras estão falando sobre a técnica:

Linda Kramer
Mania Vaidosa

Colocando em prática

Agora que você já sabe o que é a técnica e entendeu que vai além de mais uma "modinha" da internet, que tal dar uma segunda chance para itens esquecidos? Veja como é fácil:

Reserve um tempo do seu dia para abrir seu guarda-roupa, fazer uma "limpa" e tirar todas suas roupas e calçados do móvel, após isso, separe em duas pilhas: a primeira, com as roupas e sapatos que você ama e não vive sem, e a segunda, com os itens que você não usa mais, não gosta ou não servem. 

Depois disso, você terá que escolher um número X de itens da primeira pilha, de 36 a 50, no máximo. Pense bem em como é seu dia-a-dia, sua rotina, o que você mais precisa. Essas serão suas únicas roupas para os próximos meses. Há quem faça a seleção de 3 em 3 meses, mas você pode começar fazendo de 1 em 1 mês, que tal?

Agora, com a segunda seleção de roupas e calçados, pratique o desapego: doe para alguém, troque por outras peças com uma amiga, venda e faça uma graninha extra para futuras compras, enfim, livre-se desses itens de alguma forma.

As vantagens após o período serão: aprender a fazer novas combinações com as peças que você tem, fazer uma grana extra, ajudar alguém que precise, adquirir novas peças, redescobrir itens que você nem lembrava mais e, por fim, abrir espaço no seu guarda-roupa.

Entendeu como é fácil?  Agora, separe uma necessaire e faça o mesmo com seus cosméticos em geral: seus produtos pra cabelo, maquiagens, esmaltes, hidratantes, etc. Separe produtos que estejam ficando "velhos", próximo do vencimento, quase acabando ou que você tenha muitas variedades. 

Para ambas opções, você irá utilizar a mesma técnica e combinar (consigo mesma) um número X de selecionados, além, claro, de um prazo Y para usá-los. E ao final do período, faça uma nova seleção, até quando achar necessário. Essa forma de consumo te fará pensar duas vezes antes de fazer novas compras, você não tem ideia. 

Bom, espero que tenha ficado claro como funciona técnica e seu objetivo, mas qualquer dúvida, pode deixar nos comentários que responderei com prazer, tá? Eu irei utilizar desse método agora em setembro e em breve mostro pra vocês meus produtos selecionados, já adianto que será a penteadeira em cápsula. Aguardem! Super beijo!


Quer ficar mais pertinho de mim? Me segue lá no instagram: @duanerijo

14 comentários:

  1. Que bacana esse post, confesso que não sabia dessas diferenças, e muito menos conhecia esse método de consumo consciente que você citou no post. Parabéns gostei de saber mais sobre isso... arrasou no post e vou até colocar em prática! bjsss

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, pois incentiva muito o consumo consciente e diminui o consumismo, precisando praticar esse método só que com livros rsrsrs, na estante já não tem mais espaço para colocá-los.
    Bjs flor :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que bom que gostou, flor! Com livros também vale, bora? Hahaha Beijos!

      Excluir
  3. Eu sou assim e nem sabia haha estou sempre separando roupas e sapatos que não uso para doar. E nunca compro algo por impulso, que sei que vou usar apenas uma vez, e depois vai ficar "pegando poeira". Mas nem sempre fui assim. Eu comprava tudo que eu via pela frente, pelo simples fato de achar bonito, ou de achar que eu não poderia viver sem aquilo. Mas foi passando pela crise que tudo mudou. E mudou pra melhor. Hoje em dia sou muito mais consiente quanto aos gastos. E usufruo muito mais das coisas que tenho.
    Adorei seu post. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha, acredita que pensei a mesma coisa em relação as minhas roupas? agora falta aprender a praticar com a parte dos cosméticos. Beijos

      Excluir
  4. Eu sempre faço limpeza no meu guarda-roupa e compro apenas quando faço isso não e produtos de cabelo a mesma coisa , eu quero comprar um guarda roupa e uma penteadeira por necessidade mesmo, mas eu sou tipo de pessoa que acredito que temos que ser mais consciente e menos consumistas o plante com certeza vai agradecer :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, lindonaa! Feliz de ter aqui no blog pessoas que pensam parecido comigo. Beijão

      Excluir
  5. Amei o post! Apesar de estar iniciando no Blog à só 1 ano, sempre que vejo alguma maquiagem já penso: "Seria legal testar e levar pro Blog", acho que vou fazer a Penteadeira Cápsula que também conheci lá no canal da Mania Vaidosa. Adorei o esclarecimento, bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa opção pra nós do mundo blogger, né? Boa sorte, flor. Beijos!

      Excluir
  6. Eu tenho que fazer isso meu guarda-roupa está estourando de tanta roupa, preciso fazer uma geral e ver algumas peças para doação. Ser consumistas é horrível, ótimo post explicando isso!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou, linda! Sempre bom fazer a "limpa", liberar espaço e doar. Beijoos!

      Excluir
  7. Acho que você tem que ter consciência do que esta comprando é sempre fazer aquelas 3 perguntas cruciais antes da compra: Eu Quero? Eu preciso? Eu posso? Se a resposta for sim compre se não deixa pra próxima. Acho meio chato essa imposição de consumo consciente, se você gosta compra e não enche sabe? Enfim só minha opinião. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda, não é imposição, ninguém é obrigada a nada, mas sim um alerta. Quem quer comprar, compre enlouquecidamente, mas só trago aqui uma reflexão e uma alternativa pra quem está deixando produtos vencer, por exemplo, ou roupas guardadas sem uso. Mais uma vez: uma OPÇÃO! Temos que fazer o que nos faz feliz. Beijos

      Excluir